Muito bem, meus caros três leitores, nada mais justo e correto que começar um blog de História com uma discussão teórico-historiográfica. A discussão que eu trago à vocês aqui hoje é de vital importância. Ou não. Trata-se das periodizações da História. Como vocês devem saber, ou não, a História é dividida em vários grandes períodos e uma infinidade de sub-períodos e períodos alternativos (não é história alternativa, mas periodizações alrernativas propostas por historiadores rebeldes).
O meu objetivo aqui é apresentar superficialmente o debate acerca da periodização da História Geral (Ocidental, é claro), mostrando o quão inútil e sem sentido muitos desses debates acabam sendo, mas mostrando que também estes períodos de fato podem ser observados e percebidos.
Não entendeu nada? NÃO ENTRE EM PÂNICO! Eu explico direito.
O que realmente se torna inútil no debate da periodização é a questão da nomenclatura, mais do que da periodização temporal em si.
AAAAA MEEEL DELZZ EU NUAM TO INTMDEMDO NDAA!!!
TÁ, calma, veja bem: a História foi dividida, convencionalmente em períodos para "facilitar" seu estudo. Vou começar pelo primeiro período da História em si, pulando Idade da Pedra, Pré-História e todas as suas subdivisões... fazendo isso concordamos que o primeiro grande período da História é a Antiguidade, ou Idade Antiga, que é dividida em muitos sub-períodos, como Idade do Bronze, Idade do Ferro, Antiguidade Clássica e até mesmo a recente Antiguidade Tardia.
Tudo bem até aqui. A Antiguidade é realmente antiga, a nomenclatura está OK. Para aqueles que não tem muita noção de tempo, e eu sei que são muitos, a periodização da Antiguidade é tradicionalmente essa: ela tem início numa época bem remota, milhares de anos antes de Cristo, muito antes do nascimento do Doutor Chapatin e termina no ano 476 d.C. quando é dado o golpe de misericórdia no Império Romano. Uma historiografia relativamente recente desenvolveu o conceito de Antiguidade Tardia, mas eu não vou tratar dele agora, porque ele rende um post inteiro, mas resumidamente esta periodização alternativa seria um período intermediário entre a Antiguidade Clássica e a Idade Média, algo que abrangeria os séculos III ou IV e iria até o século VII ou VIII. Mas tradicionalmente a Antiguidade termina no século V.
O período seguinte todo mundo conhece: a Idade Média. O nome pegou, não dá mais para mudar, mas convenhamos que a Idade Média já não está mais no meio de nada! Talvez se chamassem de Idade 1/3, mas tudo bem. Começa a ficar realmente engraçado depois. você sabe qual é a Idade que vem depois da Média?
o/ FOI O RENASIMETNO!!!
Bem, não exatamente... o Renascimento foi mais uma invenção dos Iluministas, um sub-período da época posterior à Idade Média. A periodização oficial diz que depois da Idade Média vem a IDADE MODERNA.
Isso. Idade Moderna.
Admitindo que a Idade Média terminou em alguma época entre a segunda metade do século XV e a primeira metade do XVI isso significa que a Idade MODERNA começa mais ou menos na época de Pedro Álvares Cabral. Pode rir. vc está na frente de um computador, provavelmente usando internet banda larga, mas acrdite, você NÃO está na Idade Moderna, porque a Idade Moderna começou há mais de 500 anos e terminou há mais de 200!!!
PEEEERA AIII!! COOOOOMOOOASISM A IDADE MOEDRNA ACBAOU???!!!!
Isso mesmo, porque segundo nossa amada historiografia tradicional a Idade Moderna acaba por volta da Revolução Francesa, estamos falando de algo em torno do ano de 1789. E é nesta época que começa a IDADE CONTEMPORÂNEA.
SIM! Isto significa que a Idade Contemporânea, que significa literalmente do nosso tempo, é a época de Napoleão Bonaparte e abrange até mesmo as duas grandes Guerras Mundiais e a Guerra Fria!!!
ENATO NOS SOMOS CONETMOPARANEOS DE NAPOLEAO E HILTER???!!!
Não, não somos. Porque a historiografia recente quer colocar um fim na Idade Contemporânea mais ou menos entre o fim da Guerra Fria e o 11 de setembro de 2001 e criar então uma nova categoria de estudo chamada "O tempo Presente".
. . .
Sim... a Idade Contemporânea acaba e começa o Tempo Presente. É só o meu português que é ruim ou vocês, meus três leitores, também perceberam que Idade Contemporânea e Tempo Presente têm EXATAMENTE o MESMO significado??!!!
A verdade é que a História Mundial se tornou muito confusa, em parte porque as pessoas que a escreveram são muito confusas e em outra porque coisas realmente confusas aconteceram. Esta periodização foi feita pelos Iluministas, no século XVIII, pra eles eles viviam na Modernidade, daí vieram os revolucionarios franceses e inventaram a Contemporaneidade. O problema é que nós usamos a mesma coisa HÁ MAIS DE DUZENTOS ANOS! E tudo que foi feito foram remendos (mal feitos) para tentar deixar a História Arrumadinha. E os debates sobre a nomenclatura dos períodos históricos pega fogo!
Quer coisa mais inútil que reunir um monte de intelectual cabeça dura pra discutir qual deve ser o novo nome da Idade Média ou da Idade Moderna??!! Tem tanta coisa interessante para ser pesquisada!!!
Talvez fosse mais prático periodizar a História como Tolkien fez com a Terra Média: Primeira Era, Segunda Era, Terceira Era... seria uma puta falta de criatividade, mas nos pouparia de debates inúteis e de coisas ridículas como Napoleão ser da Idade Contemporânea!
Mas o que é realmente importante é que os períodos históricos realmente são identificaveis, apesar de seus nomes estúpidos: você olha para o século II d.C. da Roma Imperial e vê como é diferente da Idade Média, três séculos depois! E é óbvio que a época da Revolução Francesa é diferente da época Absolutista apesar de estarem próximas cronologicamente.
Este post ficou muito maior do que eu imaginava. Em outra ocasião eu retomo o debate das periodizações e apresento alguma coisa sobre Antiguidade Tardia, que é muito interessante!
Até breve!
P.S.: Este post é fruto de uma conversa que eu tive com um amigo meu que NÃO é historiador e nem faz faculdade de História, mas que também acha a atual periodização histórica ridícula.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
"A verdade é que a História Mundial se tornou muito confusa, em parte porque as pessoas que a escreveram são muito confusas e em outra porque coisas realmente confusas aconteceram"
ResponderExcluirAdorei essa parte XD
Você parece até o Douglas falando!